06 janeiro, 2017

Pensei que fosse mais doloroso



Ser mãe é doloroso, sentimos dor o tempo todo.
Dói o corpo, o coração e a alma.
As dores das contracções eram tão fortes, que me faziam gemer de dor.
As dores do pós-parto foram tão cruéis, que cheguei ter a sensação que nunca mais iria voltar a sentar.
As dores da amamentação eram tão dolorosas, que parecia estarem a espetar agulhas no bico do meu peito.
E isso são dores físicas, elas passam e nós "esquecemos".
E as dores que nos atingem o coração, que nos fazem doer a alma? Essas sim, são dolorosas.
A dor que senti quando o meu filho não conseguiu fazer a pega correta do peito, me dói até hoje.
A dor que senti no peito quando ele caiu da cama com 4 meses, me fez chorar e gritar de desespero.
A dor que senti quando voltei a trabalhar, me fez sentir uma péssima mãe.
A dor que senti quando ele veio com a primeira mordida da creche, me fez querer abandonar o trabalho.
A dor que senti quando ele tinha cólicas, me fez sentir impotente.
A dor que sentia só de pensar no desmame, me fazia querer amamentar para sempre, e o Martim já tem 28 meses.
Mas acreditem, não doeu tanto assim.
Estamos no terceiro dia sem "peitú", está a correr bem mas sinto tanta falta.
Sempre achei que o desmame seria mais doloroso para mim do que para ele, e acredito que assim o é.
Quando ele chorava, quando ele caia ou apenas queria miminhos, eu amamentava. Ou simplesmente para ver um capítulo da novela ou só pra ele estar ali quietinho nos meus braços.
Era cómodo para mim e para ele, era bom para mim e para ele, até que EU resolvi mudar.
Resolvi mudar de vida, mudar de hábitos.
Tudo começou no dia 1 de Janeiro de 2017.
Durante todo o dia ele mamou, ficamos muito tempo juntinhos sentindo o calor um do outro, até que chegou a hora de dormir e não dei o peito, dei a chucha.
Ele dormiu conosco e dormiu super bem, nem acordou durante a noite. No outro dia pela manhã ele pediu peito, mas comecei a brincar com ele e ele acabou por se distrair. Arrumei-o para ir para a escola e quando fui buscá-lo à tarde ele nem se lembrou de mamar.
Mas tarde, um pouco antes do jantar ele pediu o peito e foi aí que tive uma ideia. Podem criticar, mas foi a maneira que consegui fazer com que ele não gostasse mais do peito.
Tive a ideia de pôr um pouquinho de ketchup no bico do peito e dei para ele mamar. Assim que ele colocou a boquinha no peito e sentiu o gosto, recusou o peito.
Ele fez uma cara muito ruim e disse que estava estragado. E quando ele lembra do peito e pede,  digo que o peito da mamãe não está bom, que está estragado e pergunto se ele lembra do gosto de quando provou. Ele balança a cabeça que sim e pede de seguida a chucha.
Fazem 5 dias que estamos nisso, ele já não acorda durante a noite como acordava para mamar e pede pouquíssimas vezes o peito.
Sem falar que ele está a comer super bem, quem conhece o Martim sabe o quanto ele é difícil para comer, mas acho que o peito acabava por lhe tirar o apetite, e agora ele está comendo feito um leãozinho.
Foi  algo que partiu de mim, não deixei ninguém me dizer o que tinha que fazer, mas confesso que sinto falta, sinto saudades. Mas tenho a certeza que fiz bem, que já estava na altura certa.
Foram 28 meses de amamentação em livre demanda e no dia 01 de Janeiro de 2017 chegou o fim.
E vocês mamães, quando desmamaram de vez os vossos filhotes?

Sem comentários:

Enviar um comentário